F.P. Journe Invenit et Fecit – Pedra filosofal

12/06/2015 Comentar
fp

A precisão absoluta tem sido a grande demanda da relojoaria mecânica tradicional desde os seus primórdios, e François-Paul Journe demorou uma dúzia de anos até conseguir a sua própria pedra filosofal – concretizar o projeto de relógio mecânico mais preciso em existência. «Daí ter-lhe chamado Chronomètre Optimum; pode parecer pretensioso, mas está concretizado», refere o consagrado mestre sobre um modelo aparentemente simples, mas extremamente complicado.

ET48_FPJ_Optimum_soldad

F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © F.P. Journe Invenit et Fecit

 

Coqueluche de luxo

ET48_FPJ_Optimum_06F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © F.P. Journe Invenit et Fecit

A nova coqueluche da F. P. Journe simboliza a essência da precisão graças a um mecanismo (o Calibre 1510, concebido em ouro) com uma fricção interna mínima, uma transmissão de força constante para a obtenção de isocronismo no balanço, um sistema de escape que funciona sem lubrificante para manutenção da estabilidade e uma espiral Philips com curva.

 

Resolver o isocronismo

ET48_FPJ_Optimum_02F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © Espiral do Tempo Studio

ET48_FPJ_Optimum_05

F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © F.P. Journe Invenit et Fecit

O almejado isocronismo (característica de um fenómeno que se reproduz em tempos iguais apesar das influências exteriores, desde a força da gravidade aos campos magnéticos) é assegurado pelo Remontoir d’ Egalité, que transmite constantemente uma força idêntica e faz com que o balanço tenha sempre o mesmo arco de desenvolvimento. A constância da transmissão de energia advém de dois tambores de corda; o Remontoir d’ Egalité equilibra a força aplicada ao sistema de escape biaxial de impulso direto.

 

Inspiração histórica

ET48_FPJ_Optimum_03F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © Espiral do Tempo Studio

ET48_FPJ_Optimum_04F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © Espiral do Tempo Studio

Referido no mostrador como Echappement BHP (Echappement Bi-Axial de Haute Performance), o patenteado sistema de escape é inspirado no escape natural de Abraham-Louis Breguet, do século XVIII – e tem a capacidade de trabalhar até 50 horas sem nenhuma perda de amplitude do balanço, num total de reserva de corda de 70 horas.

Destaques

O Remontoir d’ Egalité é exibido através de uma abertura no mostrador às 11 horas; a parte de trás do Calibre 1510 exibe um pormenor delicioso: um submostrador de pequenos segundos mortos.

O Chronomètre Optimum está disponível em dois tamanhos (40 e 42 milímetros) e em dois materiais preciosos (platina e ouro rosa).

Caraterísticas Técnicas – F.P.Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum

Referência/ FPJ.CMOPT40.OV.V

Movimento/ Mecânico de corda manual FPJ 1510 exclusivo em ouro rosa 18kt, 44 rubis, 264 peças no total.

Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, reserva de corda de 70H, ‘remontoir d’égalité’ (sistema que permite compensar as variações da marcha do relógio).

Mostrador/ Ouro rosa 18kt.

Caixa Ø 40mm/  Ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros.

Bracelete: Pele preta de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt.

Preço: 91.700 euros