Oris ProDiver Pointer Moon: a força das marés

15/07/2015 Comentar
Oris_ProDiver_PointerMoon

Para qualquer mergulhador, o conhecimento sobre as marés é essencial. A Oris tem-se especializado na criação de relógios profissionais para mergulhadores, e idealizou um modelo que fornece precisamente a indicação das marés para o utilizador — o Oris ProDiver Pointer Moon é mesmo, segundo a marca de Hölstein, o primeiro relógio mecânico a indicar tanto as fases da Lua como a variação das marés.

Uma ligação eterna
A Lua está diretamente associada às marés: na lua cheia e na lua nova, a maré é cheia; no quarto crescente e no Quarto Minguante, dá-se a maré vazia. O mergulhador Roma Frischknecht, parceiro da Oris, sugeriu a conceção do ProDiver Pointer Moon (com versões para hemisfério norte e sul), para que se torne mais fácil planificar mergulhos quando a correnteza é menos forte — ou seja, quando a maré muda de direção de cheia para vazia, e vice-versa.

Mapa no mostrador
Todas as indicações requeridas por um mergulhador profissional ou amador (e qualquer simples aficionado de complicações mecânicas pouco usuais) podem ser encontradas no mostrador sobredimensionado. Além dos indicadores luminescentes de grande visibilidade subaquática, um quarto ponteiro indica os 29,5 dias do ciclo lunar e o correspondente grau de variação entre maré cheia e maré vazia.

Caixa forte
A poderosa caixa com 49 mm de diâmetro faz-se acompanhar de uma válvula de escape de hélio e proporciona uma estanqueidade a 1000 m de profundidade, mas é muito mais leve do que pode parecer, por ser feita em titânio. A luneta em cerâmica está dotada do sistema patenteado Rotation Safety Bezel que impede qualquer rotação inadvertida. A bracelete tem uma extensão para fatos de mergulhador.

Descubra no site da Espiral do Tempo mais informação e imagens do Oris ProDiver Pointer Moon