Porsche Design lança Chronotimer Series 1

21/07/2015 Comentar

Após varias parcerias com entidades relojoeiras de renome, a Porsche Design assumiu o controlo absoluto da sua produção e começou por lançar dois modelos comemorativos inspirados nos modelos que revolucionaram a indústria relojoeira em 1972 e 1980 – e que preconizaram o lançamento da primeira linha regular da nova geração: a Chronotimer Series 1.

 

Com raízes profundamente automobilísticas, o nome Porsche é seguramente um dos mais respeitados no universo do prestígio e do luxo – mas a filosofia técnica e estética inerente à fama da escuderia alemã há muito que ultrapassou a vertente motorizada para representar um conceito estilístico válido para as mais diversas aplicações, desde acessórios de suprema qualidade até raquetas de ténis e mesmo mobiliário de cozinha.
Um homem contribuiu decisivamente para a expansão do brasão da Porsche: o professor Ferdinand Alexander Porsche, que revolucionou a estética automóvel nos anos 60 graças ao 911 – cujo design se manteve consistente ao longo das décadas para se transformar num clássico intemporal. O próprio ‘Ferdi’ alargou depois o conceito de design patente no 911 a uma bem sucedida linha de produtos vanguardistas onde a forma e a função se fundem de maneira ideal. Para isso, fundou o Porsche Design Studio em Zell am See, na Áustria, onde a família sempre teve uma casa de férias. O estabelecimento do seu próprio atelier de design em 1972 foi o ponto de partida para a primeira linha de acessórios de luxo para o homem e o primeiro objeto de culto com a chancela Porsche Design foi precisamente um relógio – o Professor gostava muito de relógios…

Foi exatamente em Zell am See que, em outubro do ano passado, a Porsche Designapresentou o seu reposicionamento na indústria relojoeira de prestígio com a fundação da subsidiária Porsche Design Timepieces e desvelou os seus primeiros dois exemplares da nova era. Dois relógios que nos remetem para os primórdios da marca: o Chronograph I, que em 1972 se tornou no primeiro relógio totalmente concebido em preto mate e ofereceu uma nova direção a uma relojoaria de luxo que até então estava demasiado presa a materiais preciosos; e o primeiro relógio totalmente concebido em titânio, em 1980. Foi inspirada nesses dois modelos pioneiros na história da relojoaria que a Porsche Design relançou a sua coleção de instrumentos do tempo com o Timepiece nº1 e o Chronograph Titanium Limited Edition. Ambos com o mesmo design e diâmetro de 42 milímetros, mas um totalmente negro e outro em titânio – tanto um como outro limitados a 500 exemplares.

Após essa tiragem exclusiva, a Porsche Design acabou de apresentar a sua primeira coleção regular da nova geração: a linha Chronotimer Series 1, disponível a partir deste mês de julho. Apoiada declaradamente no design desses dois modelos, mas com diferentes variantes de mostrador (preto, carbono ou azul), caixa (titânio como base, mas com diferentes tratamentos), luneta (preta ou ouro) e bracelete (pele, têxtil técnico, borracha ou titânio com diversos tratamentos). Todos eles baseados nos princípios de design utilizados por Ferdinand Alexander Porsche: legibilidade absoluta, perfeição técnica, recurso aos melhores materiais e ênfase na funcionalidade.

Descubra, no site da Espiral do Tempo, mais imagens dos novos Porsche Design Chronotimer Series 1