Luminor Submersible 1950 Amagnetic 3 Days Automatic Titanio: indestrutível

26/08/2015 Comentar

O Luminor Submersible 1950 Amagnetic 3 Days Automatic Titanio é um notável condensado do trajeto da Panerai desde os tempos da Segunda Guerra Mundial até aos dias de hoje, e afigura-se como um parceiro ideal de aventuras.

Desde que foi recuperada enquanto marca relojoeira de culto, a Panerai tem seguido a mesma filosofia de estilo, aperfeiçoando-a até à exaustão com muita classe e perspetiva histórica. Especializada em relógios militares que ganharam notoriedade ao equipar os famosos mergulhadores italianos da Segunda Guerra Mundial e se tornaram cobiçadas preciosidades para os colecionadores, a marca refloresceu a partir da década de 90 e influenciou a relojoaria contemporânea, graças à popularização de tamanhos sobredimensionados.

Caixa dupla
Além de uma notável caixa-forte de 47 mm em titânio (o material ideal para mergulho) com um vidro de safira com 3,2 mm de espessura, a estrutura inclui uma caixa interior em aço maleável que protege o mecanismo de cargas elétricas e correntes — garantindo uma resistência a campos magnéticos igual a 40.000 A/m (amperes por metro), valor oito vezes superior ao indicado na normativa da Indústria Relojoeira Suíça.

Ponte protetora
Os modelos Luminor da Panerai identificam-se facilmente pela estrutura associada à coroa: consiste numa espécie de ponte com uma pequena alavanca que, ao ser acionada, liberta a coroa para que se possa dar corda ou acertar o relógio. O sistema é funcional e patenteado, contribuindo para uma estanqueidade perfeita que, no caso do Ref. PAM00389, é garantida até aos 300 metros.

Alimentação automática
O movimento que motoriza o Luminor Submersible 1950 Amagnetic 3 Days Automatic Titanio foi idealizado e criado na manufatura da Officine Panerai em Neuchâtel. Dotado de dois tambores de corda e alimentado por um rotor bidirecional, o Calibre P.9000 tem uma reserva de marcha de três dias e distingue-se por um balanço equipado com parafusos de inércia variável.

Mais informação e imagens do Luminor Submersible 1950 Amagnetic 3 Days Automatic Titanio no site da Espiral do Tempo, espaço dedicado ao mundo da alta-relojoaria