Pilot Type 20 Extra Special: para andar nas nuvens

29/09/2015 Comentar
DN Zenith

A Zenith resolveu homenagear a sua ligação histórica ao mundo da aviação com o lançamento da gama Pilot já na presente década — e é mesmo a única marca relojoeira a poder ostentar no mostrador a inscrição ‘Pilot’, na sequência de uma patente entretanto descoberta. O Pilot Type 20 Extra Special assume um papel especial na coleção, ao conjugar todas as premissas estéticas da linha com uma caixa em bronze.

Medalha de bronze
Menos do que o ouro, mas até mais do que a prata, o bronze tem sido um metal utilizado recentemente na conceção de modelos especiais de marcas de prestígio devido a caraterísticas muito peculiares: o tom deste metal proporciona imediatamente um aspeto vintage e a pátina (oxidação) adquirida com o tempo torna cada exemplar único.

Calibre de Elite
O Pilot Type 20 Extra Special é motorizado pelo movimento de manufatura que, desde a década de 90, acompanha o famoso El Primero no portefólio mecânico da Zenith: o calibre automático extraplano Elite, que, na sua versão 679, apresenta 50 horas de reserva de corda. A indicação da data foi dispensada para não afetar o visual do relógio.

Estilismo de época
Todos os elementos de estilo contribuem para uma auréola rétro: a correia em couro oleado, o tom da caixa em bronze, o formato sobredimensionado (45 mm), mas com asas curtas que permitem o uso em pulsos menos grandes, os ponteiros, o grafismo militar no mostrador. A histórica herança aeronáutica da Zenith é salientada pela gravação no fundo em titânio por ser um material antialérgico e mais bem tolerado pela pele.

Mais informações e imagens do Pilot Type 20 Extra Special da Zenith