Jarama Classic: acelerar a 36.000 alternâncias/hora

18/04/2016 Comentar
DN-Zenith-Jarama-Classic

Com um calibre histórico de alta-rotação, a Zenith tem investido em eventos automobilísticos de alta-voltagem com carros clássicos. O tiro de partida foi dado no lendário circuito de Jarama, onde foram apresentadas duas das novidades da manufatura de Le Locle com características neo-rétro. Já em Baselworld se tinha sentido esse perfume revivalista.

Costuma dizer-se que os brinquedos preferidos dos homens são os carros e os relógios. Pode pegar-se nessa afirmação e sublinhar que os brinquedos preferidos dos homens sofisticados são os carros clássicos e os relógios vintage… ou, pelo menos, os de inspiração retro. Nessa perspectiva, a Zenith ofereceu recentemente um autêntico festim em Jarama – enquanto oficial timekeeper de um evento revivalista com algumas das máquinas mais míticas que já rodaram no asfalto, aproveitando para desvelar duas das suas novidades relojoeiras de 2016 associadas ao universo automóvel.

Uma delas já tinha sido revelada em Baselworld e num ambiente a condizer. Há já alguns anos que a Zenith tem assentado a estratégia de comunicação no exaltar de valores tradicionais intemporais, no sublinhar de um passado mais que perfeito. E a história da Zenith é muito rica, tendo saltado para a lenda com o lançamento do calibre cronográfico automático El Primero em 1969. Para celebrar o 40º aniversário desse marco tão relevante na história da relojoaria mecânica (que não só se afirma como ‘O Primeiro’ cronógrafo automático como também funciona à elevada frequência de 36.000 alternâncias/hora) em 2009, a manufactura de Le Locle lançou uma série de reedições comemorativas dos modelos originais sob a designação de 1969 New Vintage – e o curioso é que foi mais ou menos a partir dessa altura que a moda das reedições e das reinterpretações passou a dominar a relojoaria de prestígio.

 

Os dois relógios destacados em Jarama não são reedições, mas cronógrafos estilizados com detalhes históricos associados a pormenores modernos. Como o diâmetro decididamente contemporâneo de 42mm, presente tanto no El Primero 36’000 VpH Classic Cars, que centrou as atenções em Baselworld, como o estreante El Primero Chronomaster 1969 Tour Auto (2016 Edition), que sucede ao primeiro modelo do género apresentado em 2015 para celebrar a associação da Zenith ao Tour Auto Optic – cuja edição deste ano arranca hoje, 20 de abril, prolongando-se até ao dia 24 de abril.

Saiba mais sobre a ligação da Zenith a eventos automobilísticos e descubra mais imagens no site da Espiral do Tempo.