Vanguard Grande Date: Tradição e inovação

03/05/2016 Comentar

A missão: levar um cronógrafo suíço de estilo contemporâneo ao estabelecimento de uma secular marca britânica localizado numa tradicional zona lisboeta. Aqui fica a história do Vanguard Grande Date da Franck Muller no ambiente Barbour do Príncipe Real.

 

A ideia da equipa da Espiral do Tempo em levar um Vanguard Grande Date da Franck Muller até à loja da Barbour na zona pode parecer bizarra à primeira vista, mas é mais pertinente do que possa parecer e aqui ficam as nossas impressões fotográficas e escritas dessa visita.

Antes de tudo, convém abordar o espírito do relógio em questão. A Franck Muller decidiu lançar a linha Vanguard em 2013 para poder seguir um rumo de arrojo técnico e estético mais acentuado comparativamente com a sua tradicional coleção Cintrée Curvex, que rapidamente se tornou no ex-libris da marca a partir da sua fundação no início dos anos 90. Apesar desse rumo distinto, obviamente que há pontos em comum e que fazem parte do ADN caraterístico da Franck Muller — os códigos estéticos originais são reinterpretados num formato familiar mas estruturalmente diferente no design e na conceção de modo a satisfazer um tipo de consumidor moderno, com gostos mais urbanos associados a tons escuros e a materiais inovadores.

Simultaneamente, a marca aproveita também para mostrar ao mundo que os seus ateliers criativos são igualmente capazes de interpretar novas soluções técnicas e estéticas. Qualquer modelo Vanguard redistribui as voluptuosas formas curvas do Cintrée Curvex num perfil mais depurado e com uma arquitetura da caixa baseada numa construção em sandwich, graças a duas metades separadas por uma ranhura lateral. Os tradicionais algarismos da Franck Muller também foram redesenhados de modo a adquirir relevo e oferecer maior noção de tridimensionalidade — que, no caso específico do Vanguard Grande Date, é ainda mais potenciada pelo mostrador parcialmente desbastado/recortado que potencia o caráter industrial e modernista da peça.

Leia o texto completo e descubra mais imagens no site da Espiral do Tempo.