L.U.C Chrono One: marco cronográfico

16/05/2016 Comentar
DN_LUCChopard

A Chopard celebra, em 2016, o vigésimo aniversário do estabelecimento da sua manufatura L.U.C (Louis-Ulysse Chopard) em Fleurier — e foi nas comemorações do décimo aniversário que Karl-Friedrich Scheufele apresentou ao mundo o primeiro calibre cronográfico automático da casa, então num modelo inaugural comemorativo designado L.U.C Chrono One Concept. Depois vieram os modelos regulares da coleção, como uma bela versão em ouro rosa com totalizadores contrastantes das horas e dos minutos que reúne elementos de estilo tanto clássicos como modernos.

Personalidade clássica, mas desportiva
Para um cronógrafo que se insere na linha clássica L.U.C da Chopard, o Chrono One apresenta uma forte personalidade com dimensões decididamente contemporâneas: 44 mm de diâmetro por 14,06 de espessura. O toque desportivo é fornecido pelos totalizadores contrastantes a preto para a contagem das horas e dos minutos, remetendo os segundos contínuos para um submostrador ton sur ton.

Calibre de manufatura
O Chrono One é motorizado pelo Calibre L.U.C 03.03-L. Trata-se de um movimento cronográfico integrado com roda de colunas, paragem e retorno a zero do ponteiro dos segundos (stop-seconds e zero-reset) para um acerto mais preciso, embraiagem vertical que impede variações de amplitude, rotor bidirecional de eixo central assente sobre rolamentos de esferas em cerâmica, regulação através dos parafusos no balanço Variner de inércia variável e certificação de cronómetro pelo COSC. Tem ainda função flyback (retorno instantâneo) e 60 horas de reserva de corda.

Fundo transparente
O Calibre L.U.C 03.03-L (ou L.U.C 11CF) de 359 peças é uma variante do calibre inaugural L.U.C 10 CF, e apresenta-se simultaneamente robusto e com  acabamentos que se coadunam com os padrões estéticos da linha L.U.C — a sua peculiar arquitetura pode ser devidamente apreciada através de um fundo transparente em vidro de safira. A massa oscilante (rotor) é feita em ouro rosa de 22 quilates.

Mais informações e imagens do L.U.C Chrono One da Chopard no site da Espiral do Tempo.